terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma receita de sachertorte

O pedido veio da Roberta: ela queria a receita e a foto. A foto, já disse, já se foi. Da próxima fico mais atenta. Mas a receita lá vai. Mas lá vai com um alerta: é mais ou menos o que eu me lembro. geralmente, quando quero uma receita que não tenho, vou ao oráculo (google), busco, faço uma pesquisa, vejo as variações e faço a minha. Foi o que fiz e perdi minhas anotações. Mas é tão fácil, que, salvo engano, consegui reproduzir. E, claro, as medidas são apenas referências. Cada um vai ver consistência, quantidade de açúcar etc.
Só uma coisa não deve mudar: a massa, a beleza da textura da massa. É uma massa leve, porém firme (hmmm, credo, não pareceu muito claro). Mas a cozinheira ou o cozinheiro vai ver. O olhar é também um sentido muito estimulado na cozinha. Não terá dúvidas quando estiver frente a frente com a textura perfeita da massa. Pelo menos para nós, certo?

Sem mais conversa, a receita:

Ingredientes

Para massa:

150 g chocolate meio amargo

170 g de manteiga

170 g de açúcar refinado

6 ovos

100 g de farinha de trigo

Para recheio:

Geleia de damasco

Para cobertura:

170 g chocolate meio amargo

1 lata de creme de leite sem soro

Separar gemas e claras. Picar o chocolate e derretê-lo em banho-maria. Reservar. Bater a manteiga com 100 g de açúcar. Sem parar de bater, acrescentar as gemas, uma a uma. A mistura deve ficar bastante homogênea e leve. Depois, incorporar o chocolate ainda morno e a farinha de trigo. Misturar bem. Bater as claras em neve, acrescentar o restante do açúcar, batendo até ficar um merengue firme. Incorpore esse merengue ao restante da massa e coloque em forma redonda, de fundo solto, untada e enfarinhada. Assar em forno baixo (pré-aquecido) por 30 minutos. Assim que esfriar, leve à geladeira e deixe de um dia para outro.

No dia seguinte, desenforme torta, corte-a ao meio, no sentido horizontal e recheie com a geleia. Cubra com a outra metade da torta, passe uma camada fina de geleia. Cubra com a cobertura de chocolate. Para a cobertura, basta misture o chocolate e o creme de leite em banho-maria.

Um comentário:

  1. Dizem que alguns vinhos do Porto harmonizam bem com uma torta de chocolate... nunca experimentei... mas se faz a hora... hehe ;-)

    ResponderExcluir