sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Estudos para uma mesa bem temperada (Parte I)


Tenho em casa um livro despretensioso. Chama-se “O livro das ervas, especiarias e pimentas”, editado pela PubliFolha, com textos de Gabriela Erbetta e design de Michelle Sedding Jorge.

Melhor inspiração não há. Afinal, não há dúvidas de que o principal segredo da boa comida está na descoberta de belas combinações de temperos. Temperar a vida. Realçar sabor de alimentos ou aperfeiçoá-los. Tudo isso é uma arte. Não sou nenhuma especialista no assunto, mas gosto de testar muito. Conhecer um pouco das propriedades de cada erva, especiaria e pimenta é fundamental para que a gente se liberte da armadilha dos temperos prontos, que deixa tudo com gosto de fast-food e faz pesar até o mais delicado filé de peixe. Daí, pensei em relembrar deliciosas receitas, feitas por amigos, em encontros prazerosos, a partir de cada tempero que Erbetta descreve no seu livreto. Um convite para exercitar nossa memória olfativa. Explorar os sentidos, o que pode começar por um delicioso passeio pelo mercado central, nas bancas de temperos...

Este post é só uma apresentação. Gabriela Erbetta conta no livro que quando estava escrevendo tomou “muitas xícaras de café com cardamomo”. Eu não a conheço, mas sei que temos algo em comum. Vou preparar a minha. Combinação excepcional, principalmente para o meio ou final de tarde, no meio do trabalho.

Quem tiver uma máquina de café expresso em casa, basta macerar as sementinhas de um cardamomo na xícara e escaldar com o café bem quente. Comece a beber pelo olfato. Quem não tem a máquina, também pode espalhar as sementinhas de cardamomo no pó de café diretamente no filtro, antes de despejar a água. Um petit-four de canela (ou um biscoitinho de gengibre) para acompanhar e... tirem suas próprias conclusões. E que a imaginação nos permita criar novos e variados acompanhamentos.

Observação: fui buscar a ilustração no blog panela de cobre, que falava sobre o mesmo assunto da delícia do cardamomo no café. http://paneladecobre.blogspot.com/2011/01/cardamomo-e-cafe-ao-cardamomo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário